sábado, setembro 29, 2007

Educação Artística - A Função da Arte

SOBRE COMO OBSERVAR UMA OBRA DE ARTE
Vamos fazer um exercício de observação. Podemos escolher 3 obras diferentes e falar a respeito delas.
1.A primeira obra é uma pintura rupestre, de uma caverna pré histórica.
2. A segunda, um mosaico da Idade Média, sobre uma temática religiosa.
3. A terceira, uma obra contemporânea, de nossa época.
Para podermos observá-las, a primeira pergunta que nos faremos é o que estamos observando nestas obras, buscando averiguar todos os detalhes da imagem , a temática e principalmente para que serve ou serviu esta obra de arte no decorrer dos tempos, isto é , a sua função.
Acredita-se que o homem das cavernas pintava, no caso os animais, o bisões, porque desejava caçá-lo. Ele, provavelmente, acreditava que pintando-o, conseguiria capturá-lo com mais facilidade. Esta pintura tem uma função mágica.
A segunda figura é muito diferente. Trata-se de um mosaico de uma igreja cristã primitiva. A pintura ilustra a história e tem uma intenção clara: de evangelizar o povo inculto, que não sabia ler. Desta forma, as SAGRADAS ESCRITURAS podiam ser entendidas e aprendidas. Como explicou o PAPA GREGÓRIO MAGNO: "AS PINTURAS PODEM FAZER PELOS ANALFABETOS O QUE A ESCRITA FAZ PELOS QUE SABEM LER.". É uma função didática. Naquele tempo, saber ler era uma atividade restrita a poucos e a maior parte das pessoas não tinha acesso a isto. A pintura das igrejas, no interior de suas paredes, substituiu a própria escrita.
E a terceira obra é uma pintura abstrata de Wassily Kandinsky. Qual seria a finalidade desta obra? Ele não desejava contar histórias, nem capturar nenhum bisão.. Ele tem intenção que se destina à função da obra de arte no nosso tempo. Busca revelar a atividade criativa e a energia física, mental, emocional e espiritual do artista. Não retrata a realidade visível e vai ao encontro da expressão mais pessoal, interior do artista. Permite ao espectador viajar pela tela em busca de significados ou simplesmente , sensações originárias das formas, cores, linhas e sua composição. As emoções decorrentes desta observação são de cunho pessoal e esta obra é mais aberta à participação de quem olha. A arte de nosso tempo se desligou gradativamente da obrigatoriedade de retratar a realidade externa, o artista hoje tenta buscar uma linguagem pessoal , fundamentado numa pesquisa interior.

Um comentário:

Alessandra disse...

Gostaria de ver as pinturas.

glorinhasm

glorinhasm
eu linda

minhas perguntas